11 dezembro 2012

Salada de fruta ou salada de frutas?

Salada de fruta.

O nome fruta deve estar no singular, porque é um nome coletivo; designa um conjunto de frutos. Apesar da sua forma singular, os nomes coletivos designam um conjunto de seres ou objetos da mesma espécie: rebanho, cardume, pinhal, pomar, papelada, turma, equipa, júri, constelação, bando, etc.

7 comentários :

Vanderley José Pereira disse...

sempre falei no plural, nao falo mais. grato

světluška disse...

Esta resposta do Ciberdúvidas parece-me mais convincente: http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=2769

Em páginas tanto portuguesas quanto brasileiras, no jornal Público, de Portugal, e na revista Época, do Brasil, e no Córpus do Português, salada de frutas é pelo menos três vezes mais comum do que salada de fruta. Não digo que o fato de algo ser mais comum signifique necessariamente que seja mais correto, mas neste caso não vejo porque salada de fruta tenha de ser mais correto do que frutas, até porque vão frutas de diversas variedades, não uma só, que poderia sugerir o uso do singular.

Anónimo disse...

Muito obrigado por todas as vossas explicaçoes. Estou a estudar português e acho que este blog é o melhor para aprender. Estou também pendente dos programas da RTP (jogo da língua, pontapés na gramâtica e língua de todos).

Peço desculpa se dei erros, mas a minha lingua é o espanhol, e a semelhança é tanta que é um bocadinho difícil nao falar portunhol.

S. Leite disse...

;)

Guarda Móveis disse...

Coisas simples que podem se tornar um grande problema. Precisa ter muita atenção com o Português.

DASIO disse...

Também, sempre aceitei salada de frutas como o correto.
Até por que uma definição da palavra salada é exatamente mistura de alguma coisa...e só misturamos coisas diferentes, senão não é mistura. Portanto, "mistura de frutas" e, em consequência, "salada de frutas"
Complicado, né?
Mas continuarei escrevendo assim, até que se tenha uma explicação mais sensata para desclassificar essa forma.

Dasio F. Souza
Curitiba, PR, Brasil
01/04/2013
22:17h

Anónimo disse...

světluška... não sei qual foi a parte do "fruta = conjunto de frutos" que não percebeu!